10 ~ 11 Outubro - Blumenau - SC

TRILHAS DE SEGUNDA-FEIRA - 10 de outubro

SOFTWARE LIVRE

das 19h às 21h:30min - duração das palestras: 40 minutos

Do kernel ao user space: Como funciona a captura de imagens de uma webcam.

Será abordado como utilizar o subsistema de midia do kernel Linux para interação de dispositivos como receptor radio, webcam e placas de captura de video. Para exemplificar, será utilizada a webcam para demonstrar como tal interação pode ser feita, com as chamadas para o kernel e como as imagens serão mostradas utilizando o framework SDL

Marcos Paulo de Souza

Marcos Paulo de Souza

Docker, por que você ainda não está usando?

O objetivo dessa palestra é abordar os conceitos por trás do Docker, sua origem, estado atual do projeto e demonstrar através de diversos exemplos como pode ser utilizado em diferentes ambientes para os mais diversos casos.

Jonathan Andre schweder

Jonathan Andre schweder

Go, Goroutines e o Gopher

Go tem ganhado uma grande visibilidade no marcado de trabalho nos últimos meses. Conheça um pouco da história do Go, seus principais objetivos e diferenciais, além de uma comparação com outras linguagens já presentes no mercado.

Alexandre Vicenzi

Alexandre Vicenzi



ARQUITETURA DE SOFTWARE

das 19h às 21h:30min - duração das palestras: 40 minutos

Uso da Google Compute Engine como IaaS

A computação em nuvem já virou realidade para muitas empresas, proporcionando a flexibilidade necessária de TI para suportar as demandas de negócio, seja em momentos de expansão ou de retração. Para tanto, são apresentados os principais aspectos para adoção da Google Compute Engine como IaaS.

Guilherme Sautner

Guilherme Sautner

Uma breve abordagem sobre Alta Disponibilidade em bancos de dados

Enfrentamos vários problemas na infraestrutura dos ambientes computacionais atuais. Isso se deve ao mau planejamento das tecnologias de alta disponibilidade no lado das empresas, à falta de conhecimento e à falta de experiência por parte dos profissionais nestas implementações. Uma parcela se dá pela complexidade que pode estar envolvida nesse tipo de projeto, outras se dão pela falta de material prático, então infelizmente o profissional estuda muito, mas só teoria não basta. O objetivo da palestra é preencher um pouco o vazio na parcela técnica apresentando casos reais implementados e como eles ajudam as empresas nesse gap e também apresentar as tecnologias de alta disponibilidade disponíveis para diversos sistemas gerenciadores de bancos de dados.

Franky Weber Faust

Franky Weber Faust

PostgreSQL como seu próximo banco de dados NoSQL

PostgreSQL, um banco relacional por décadas adiciona funcionalidades para tipos JSON e se torna uma alternativa NoSQL ao MongoDB. Veja alguns motivos e diferenciais para substituir seu MongoDB por um PostgreSQL.

Alexandre Vicenzi

Alexandre Vicenzi



STARTUP

das 19h às 21h:30min - duração das palestras: 40 minutos

Oportunidades Digitais: o consumidor 2.0

Falarei sobre esse novo perfil de consumidor que chega nos bancos das faculdades e no mercado de trabalho. O que mudou na forma deles se comunicarem e quais as características que os desenvolvedores tem que levar em consideração quando forem desenvolver um novo produto.
Apresentarei ainda um pequeno conjunto de estratégias que vão ajudar os futuros profissionais a "venderem" suas ideias no mercado de trabalho e de como se relacionar com a imprensa.

Moisés Cardoso

Moisés Cardoso

A experiência da PagueVeloz

Nessa palestra, será falado um pouco sobre a PagueVeloz, as dificuldades enfrentadas e soluções que foram adotadas, além disso, também falarão da experiência de como foi participar do StartupSC.

Zote
Nilton Spengler

Zote Nilton Spengler

Virei Freela, e agora?

Nesta palestra será discuto sobre o modelo freelancer e o empreendedorismo para o crescimento pessoal e profissional. Apresentar a proposta da CuboF3.

Luiza Gerent

Luiza Gerent

Troca de experiências
em tecnologia

Este encontro está sendo desenvolvido de forma colaborativa entre comunidade acadêmica, profissionais do mercado, empresas de tecnologia e entusiastas que querem promover a área de tecnologia em Santa Catariana. Nele, serão apresentados e discutidos assuntos ligados ao desenvolvimento tecnológico em suas diversas áreas de aplicação.

Como forma de pagamento da inscrição, você deve entregar no momento do credenciamento 1kg de alimento não perecível. Posteriormente, eles serão repassados para alguma instituição (não será aceito sal).

O evento é aberto para a comunidade catarinense de TI. Faça sua inscrição e venha ampliar seus conhecimentos / rede de contatos.

Clique aqui para se inscrever
[Inscrição única por trilha/dia]

CREDENCIAMENTO: FURB - CAMPUS 1 - BLOCO S

APOIADORES

REALIZADORES