10 ~ 11 Outubro - Blumenau - SC

TRILHAS DE TERÇA-FEIRA - 11 de outubro

MOBILE

das 19h às 21h:30min - duração das palestras: 40 minutos

Aplicativo nativo ou híbrido? Faça a melhor escolha!

A resposta para esta questão é: depende. Não há resposta errada e sim uma resposta mais adequada para os seus requisitos, como ciclo de vida da aplicação, integrações, experiência da equipe de desenvolvimento, expectativa de usabilidade, performance, orçamento disponível, time to market, entre outros. Com estas questões bem claras, fica bem mais fácil optar pela melhor estratégia.

João Batista Gianisini Jr.

João Batista Gianisini Jr.

Apps Híbridas com Ionic 2, Angular 2 e Typescript

Nesta palestra será apresentado sobre o desenvolvimento de apps híbridos com o uso framework Ionic 2, o Angular 2 e o Typescript. Será demonstrado um pouco de cada tecnologia, comparando com as versões anteriores, e criado um projeto start com Ionic 2. Por fim, falar sobre algumas tendências no desenvolvimento mobile. O objetivo é demonstrar o poder dessas tecnologias recentes e inovadoras. E, desafiar as pessoas para desenvolverem projetos pessoais e/ou nas empresas em que trabalham utilizando essas tecnologias.

Kevin Nascimento

Kevin Nascimento

Desenvolvendo aplicações comerciais com Unity

Abordaremos uma rápida introdução a ferramenta Unity, porque a usamos no desenvolvimento de aplicativos comerciais com acesso ao banco de dados via Webservice, vantagens e desvantagens da ferramenta, o que foi possível construir com ela e uma demonstração prática.

Marcio Heiderscheidt
Luan Froehlich

Marcio HeiderscheidtLuan Froehlich



DEVS

das 19h às 21h:30min - duração das palestras: 40 minutos

IoT e computação cognitiva no monitoramento de silos.

Estima-se que teremos aproximadamente 20 bilhões de dispositivos conectados na internet até 2020. Boa parte destes dispositivos, serão sensores capazes de tornar os negócios mais inteligentes. Com objetivo em trazer inovação e produtividade para os clientes, a equipe de Pesquisa Aplicada da Senior desenvolve projetos de IoT e computação cognitiva. Um exemplo disso é o Projeto de Monitoramento de Silos, que está em andamento desde Fevereiro de 2016. Com baixo custo em termos de hardware, a solução é capaz de monitorar o volume de grãos em ambiente industrial. E com o apoio da computação cognitiva, podemos oferecer interfaces mais simples e intuitivas para acesso à essas informações. Nessa palestra, vamos apresentar o desenvolvimento de um protótipo que está monitorando caixas de arroz em uma indústria real e demonstrar como a computação cognitiva pode ser aplicada de forma simples e efetiva

Marcio Geovani Jasinski

Marcio Geovani Jasinski

Uso de tecnologias de reconhecimento de voz para roteirização em operações logísticas

A utilização de computação cognitiva como tecnologia de apoio às interfaces naturais vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos. Tecnologias relacionadas ao reconhecimento de voz tem atraído especial interesse de grandes players, como Google, IBM e Microsoft, que hoje já oferecem serviços de Text to Speech e Speech to Text sob demanda. O reconhecimento de voz é uma das linhas da área de Pesquisa Aplicada na Senior e, com pouco mais de um ano de pesquisa, já produziu bons resultados através de sua aplicação direta em um produto. Foi assim que nasceu o Picking by Voice, aplicação que promete aumentar a produtividade do processo de coleta em armazéns em até 35%, oferecendo um diferencial competitivo aos clientes Senior. Nesta palestra mostraremos o modus operandi da área de pesquisa aplicada e também o "caminho das pedras" seguido para transformar uma POC disruptiva em produto rentável.

Cristiano Roberto Franco

Cristiano Roberto Franco

Web Scraping em Python com Scrapy

Aprenda o que é Web Scraping e como criar um bot para navegar através das páginas de um site e extrair o conteúdo que você precisa usando Python.

Caique Reinhold

Caique Reinhold



PITCH

das 19h às 21h:30min - duração das palestras: 20 minutos

ReactJS + JSX

Uma biblioteca para tornar divertido e fácil criar interfaces de usuário interativas, é baseado em componentes encapsulados que gerenciam seu próprio estado para compor UI's complexas. E JSX, um pré-processador que utiliza sintaxe XML para JavaScript que deixa seu código mais limpo e elegante.

Rodrigo Wippel

Rodrigo Wippel

Firebase RealTime Database

Utilizando a nova ferramenta disponibilizada pela Google através da equipe Firebase, vamos ver um banco NoSql de alta performance agregar agilidade na orquestração de dados da sua aplicação.

Ronaldo Rampelotti

Ronaldo Rampelotti

Acompanhando sua aplicação com Crashlytics

Acompanhe dados de utilização, disponibilize para uma equipe de beta testers e analise os números de uso da forma mais rápida e prática com essa ferramenta poderosa.

Programação em Haskell

História, fundamentação teórica, ferramentas e ambientes de desenvolvimento.

Rubens Schmitz

Rubens Schmitz

Programação Funcional em 2016 & Elixir

Alguns conceitos relacionados a programação funcional, diferenças para o paradigma imperativo e os resultados de algumas experiências utilizando Elixir para entregar software em produção.

Guilherme Floriani Baron

Guilherme Floriani Baron

Desenvolvimento de jogos com Lua e Corona SDK

Nesta apresentação serão discutidos alguns pontos chaves no desenvolvimento de jogos educativos utilizando a linguagem Lua e o framework Corona SDK.

Juana S. Pedreira
Rafaela Ruchinski

Juana S. Pedreira e Rafaela Ruchinski

Interação Humano-Computador: como a semiótica e a ciência cognitiva podem nos ajudar a construir sistemas melhores?

Com o avanço do uso de sistemas computacionais pelos mais variados campos da atuação humana e sob as mais diversas condições, a preocupação em suavizar a interação entre humanos e máquinas tornou-se rotina tanto na academia quanto nas empresas. Criar interfaces simples e eficientes não é uma tarefa trivial e diversas disciplinas têm buscado caminhos que facilitem este processo. Neste sentido, o presente trabalho aborda a área de estudos sobre a interação humano-computador (IHC) e visa traçar um panorama deste campo de investigações, além de destacar aspectos da Engenharia Semiótica e da Engenharia Cognitiva que podem nos ajudar na construção de sistemas interativos mais intuitivos e que dialoguem melhor com o usuário.

Jeidsan Perreira

Jeidsan Perreira

Troca de experiências
em tecnologia

Este encontro está sendo desenvolvido de forma colaborativa entre comunidade acadêmica, profissionais do mercado, empresas de tecnologia e entusiastas que querem promover a área de tecnologia em Santa Catariana. Nele, serão apresentados e discutidos assuntos ligados ao desenvolvimento tecnológico em suas diversas áreas de aplicação.

Como forma de pagamento da inscrição, você deve entregar no momento do credenciamento 1kg de alimento não perecível. Posteriormente, eles serão repassados para alguma instituição (não será aceito sal).

O evento é aberto para a comunidade catarinense de TI. Faça sua inscrição e venha ampliar seus conhecimentos / rede de contatos.

Clique aqui para se inscrever
[Inscrição única por trilha/dia]

CREDENCIAMENTO: FURB - CAMPUS 1 - BLOCO S

APOIADORES

REALIZADORES